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Compressor  de ar com cilindros reservatórios de ar.


Apresento aqui o passo-a-passo para se produzir um compressor com reservatório de ar

Primeiramente encontrei um motor de geladeria bem usado e funcionando com quase 30 anos que estava neste estado:

E tinha estas especificações:

Fiz o teste e ele aparentava estar mal disposto do fígado, pois vomitava muito óleo.. Neste mesmo dia, procurei também um reservatório para servir de depósito de ar e encontrei isto:

Preocupado com as condições tanto do compressor como também deste extintor, resolvi não aproveitá-los.

Numa tarde, saí em campo novamente para encontrar novos materiais. Acabei por encontrar uma arca usada, abandonada num quintal. Pedi ao proprietário se poderia retirar o motor para um trabalho e simpaticamente o homenzinho lá autorizou. Munido de alicate, retirei o motor que estava em óptimo estado de conservação. Trouxe-o pra casa, fiz o teste de funcionamento e parecia estar impecável. Apliquei-lhe o decapante e arranquei-lhe toda a tinta antiga, deixando-o no "osso"

Estas são as especificações do novo menino:

A primeira parte do projecto estava resolvida, o compressor... Faltava agora a segunda parte, o depósito do ar...

Procurei na net por empresas de gáses industriais e acabei por encontrar uma em São Marcos. Fui lá pessoalmente e gentilmente me cederam dois cilindros de 1,6 litros cada de Sulfito de Hidrogênio, gás não inflamável..


A segunda parte estava concluída..

Iniciei então o quebra-cabeças de como ficaria o trabalho final.. Depois de idealizado, fui à Etopi e comprei as peças necessárias para meu trabalho:


Assim ficou o compressor após o decapante..


Ahh.. Os preços..  em euros 2009


Depois de ter as peças em casa, apliquei no compressor um primário branco por duas vezes:

Em seguida, levei os cilindros à um torneiro mecânico para fazer dois furos a fim de servirem de entrada e saída de ar. Depois de lixados ficaram assim:

Como o filtro de ar era muito caro (18,00 €), resolvi criar o meu próprio com um bocal de lâmpada fina mais algodão em bolas para o interior:



Depois de instalar as peças nos cilindros, eles ficaram assim:

Depois de utilizar tinta preta fosca no compressor (3 demãos), fiz a ligação da parte eléctrica:


Ao pressostato, fiz estas ligações:


Só que sem saber, liguei o ar que partia do compressor na descarga do pressostato e não na entrada.. Achei estranho os cilindros não encherem se saía ar do compressor... Levei-o na a loja onde comprei as peças e os técnicos de lá organizaram as ligações e passou então a funcionar 100%.

E ficou assim a nova ligação:



Depois de tudo pronto, o primeiro teste "À SÉRIO":

Aqui o manómetro em 7 Bars e enchendo..



Aqui em 8 Bars e parado. Regulei o pressostato para startar aos 6 bars e desarmar aos 8 com a válvula de segurança a disparar aos 9 bars..


Depois do projecto ficar semi-pronto apenas faltando o compartimento que abrigaria a engenhoca e ter ficado parado alguns 20 dias, ontem resolvi terminá-lo. Fui a Leroy Merlin e comprei um carrinho portátil de carregar malas e caixas por 19 euros. Uma placa de MDF e alguns parafusos.. Minha idéia inicial era colocar o material todo dentro de uma butija de gás da Galp, a Pluma. Mas, conversando com um cliente da Etopi que estava sendo atendido ao meu lado e se interessou pelo meu projecto, comentei sobre a butija o que imediatamente me alertou o perigo e o risco de explosão que teria ao cortar a butija. Sendo assim, resolvi alterar para algo mais simples.. Mas teria ficado muito bom caso conseguisse..

Então meu menino ficou assim:



 

Este foi o esquema o qual me baseei:

Depois de tudo pronto, fiz o teste final:

Além de hiper silencioso, com dois reservatórios de 1,6 litros num total de 3,2 litros, vão de 0 (zero) a 8 bars em 03:55 min... De 6 a 8 bars em 01:25 min.. Para o nosso "vício", penso ser mais do que suficiente..

 

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