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Curiosidades

Glossário Náutico de Vela



A

À Bolina – Navegação efectiva num ângulo apertado com a direcção do vento. Também chamada: para ganhar barlavento, para o vento ou bordejar.

À Popa – Navegação a favor do vento. Também se aplica na navegação que se faça recebendo o vento para trás do través.

Adriça - Cabo para içar velas ou bandeiras.

Agulha - Bússola.

Alanta - Cabo que faz a amura de uma vela de balão.

Alheta - Zona do costado de uma embarcação entre a popa e o través.

Amantilho - Cabo que sustenta uma verga.

Amura - Zona do costado de uma embarcação entre a proa e o través. O punho por onde se prende uma vela na linha longitudinal do barco. O rumo do barco em relação ao bordo por onde recebe o vento (amurado por bombordo ou amurado por estibordo). Muda-se de amura rodando em direcção ao vento, entrando na zona não vélica, passando com a proa pela linha do vento e saindo na nova amura.

Amurado por Bombordo - Velejar recebendo o vento pelo lado esquerdo do barco (bombordo).

Amurado por Estibordo - Velejar recebendo o vento pelo lado direito do barco (estibordo).

Antepara - Divisória vertical no interior da embarcação.

Aparelho - Conjunto do mastro, retranca e os cabos que os suportam, tornando possível utilizar as velas.

Aquartelar - Marear uma vela para barlavento para obrigar o barco a parar ou recuar.

Arinque - Cabo amarrado a uma âncora e fixo numa bóia para safar a âncora se necessário.

Arnez - Cinto de segurança que se fixa à embarcação.

Arrear - Baixar. Termo usado quando se baixa uma vela, bandeira, etc.

Arribar - Afastar a proa da direcção vento (ou para sotavento).

Atrás – Do lado da popa, oposto à frente.


B

Barlavento - Em direcção ao vento; o lado de onde sopra o vento.

Bartedouro - Recipiente para esgotar água de uma embarcação.

Boca - Largura máxima de uma embarcação.

Boça - Pequeno cabo de amarração geralmente preso à proa das pequenas embarcações.

Bolinar - Navegar próximo da direcção do vento.

Bombordo - Lado esquerdo de uma embarcação quando olhamos para a frente.

Bordejar - Navegar virando de bordo com frequência.

Brandais – Cabos que suportam os mastros transversalmente.

Bujarrona - Vela que é envergada no estai da bujarrona. Mastaréu que se segue ao gurupés.

Burro - Cabo ou peça que impede a retranca de subir.

Buzina - Olhal que dá passagem a cabos.

C

Cabeço - Peça de ferro destinada a receber voltas de cabo para fixação de uma embarcação.

Cachola - Parte superior do leme onde encaixa a cana do leme.

Caçar - Alar a escota de uma vela.

Calado - Distância da linha de água ao ponto mais baixo da quilha.

Cana do leme - Braço de alavanca que serve para controlar o leme.

Cambar - Mudar de um bordo para o outro deixando o vento pela popa. Mudar de amura, rodando, com a popa a passar pela linha do vento.

Carlinga - Peça de madeira ligada à sobrequilha com um encaixe onde fixa o mastro.

Casco -  O corpo do barco que suporta todo o equipamento.

Catita - Pequena vela latina quadrangular que arma num mastro curto à popa.

Caturrar - Oscilação de uma embarcação no sentido popa-proa por efeito da ondulação.

Cesto da Gávea - Plataforma assente nos vaus dos mastros para espalhar os cabos da
mastreação.

Coberta - Qualquer dos pavimentos que correm da proa à popa.

Contra-estai - Cabo que sustem um mastro em oposição ao estai.

Convés – A parte de cima do casco, pavimento da primeira coberta.

Costado - Parte lateral e exterior de uma embarcação.

Croque - Vara com um gancho na extremidade para puxar cabos, ou outros objectos para bordo.

Cunho - Peça de madeira ou ferro fixa no convés, com duas orelhas para nela se dar volta a cabos.

D

De Borboleta - Navegação à popa utilizando as duas velas com amuras opostas.

Defensa - Objecto maleável que se coloca ao longo do casco para o proteger.

Derrota - Caminho seguido numa viagem por mar.

Descochar - Destorcer ou desfazer as cochas de um cabo.

E

Enora - Abertura no pavimento por onde passa o mastro.

Escota - Qualquer cabo que se utiliza para fazer variar o ângulo em que uma vela recebe o vento. Cabo fixo à vela para manobra desta.

Escota da Grande - Cabo que controla o maior ou maior afastamento da retranca da vela grande da linha longitudinal do barco.

Escotilha - Abertura no convés para dar passagem a pessoas ou material.

Escuna - Navio à vela com dois mastros e um só mastaréu em cada mastro. Arma pano latino podendo no mastro de proa largar pano redondo.

Estai - Cabo que sustem desde a vante um mastro, normalmente em aço. Também é corrente denominar de estai a vela que enverga neste cabo.

Estai de Popa - Cabo que suporta o mastro  longitudinalmente para a popa.

Estai de Proa - Cabo que suporta o mastro longitudinalmente para a proa.

Esteira - Lado de baixo de uma vela desde o punho da amura até ao punho da escota.

Estibordo -  Lado direito do barco olhando para a proa.

Esticador - Ou macaco esticador é uma peça aplicada ao chicote de certos cabos, como brandais, para os atesarem.

Estofo da maré - Período de tempo em que não há corrente de maré.

Estropos - Cabos ligados à embarcação por onde esta é içada.

F

Falsa Amura - Navegação à popa em que a retranca da vela grande vai na mesma amura em que o barco recebe o vento.

Farol - Construção para aviso e prevenção à navegação.

Faróis de navegação - Luzes de navegação de uma embarcação. Visíveis de frente, vermelho a bombordo e verde e estibordo. Branca vista da popa.

Ferro - Âncora.

Folgar - Aliviar.

Forqueta - Forquilha metálica onde se fixa o remo.

Fundear - Largar para o fundo uma âncora de modo a embarcação ficar segura.

G

Gaio - Cabo que aguenta o pau de palanque (ou de spi) de modo a este não subir.

Garrar - Arrastar o ferro por este não segurar bem a embarcação.

Garruncho - Peça de fixação de uma vela ao estai.

Gata - Vela redonda que se arma por cima da mezena.

Gave-tope - Vela latina que arma no mastaréu do mesmo nome.

Gávea - Velas que se envergam nas vergas de gávea, as segundas a contar de baixo.

Genoa - Vela de proa maior que um estai.

Giba - Vela triangular que enverga ante a vante da bujarrona.

Gurupés - Mastro que sai por fora da proa com uma inclinação de cerca de 35º relativamente ao plano horizontal.

H

Hastear - Içar, arvorar, fazer subir.

Homem do LemeTimoneiro ou Skipper. Governa o leme e normalmente assume a
direcção da tripulação.

I

Iole - Embarcação de recreio de dois mastros.

J

Joanete - Vela que fica por cima da gávea. Consoante o mastro, assim têm os nomes (de proa, grande e sobregata).

K

Ketch - Embarcação de recreio de dois mastros em que a roda de leme fica atrás da mezena.

L

Leme - Peça destinada ao governo de uma embarcação. É o apêndice do casco, submerso, que se utiliza para dirigir o barco. Pode ser controlado por uma cana de leme ou por uma roda de leme, no convés.

Linha de Bolina -  Também chamada layline é a linha para lá da qual não é necessário
navegar para alcançar um destino à bolina.

Linha de água - Linha que separa as obras vivas (Parte submersa do casco) das obras mortas (Parte do casco que não está submersa).

Linha de vida - Cabo que se fixa ao arnez e a um ponto da embarcação de modo a que um tripulante não seja levado pelo mar.

M

Malagueta - Peça da roda de leme que serve para pegar. Peças similares às da roda de leme para fixar, com voltas falidas, os cabos de manobra.

Manilha - Peça metálica em forma de "U" em cujos topos abertos passa uma cavilha de forma a poder ser fechada. Serve para ligar correntes, etc.

Marcação - O ângulo medido pela agulha de marear entre a direcção de um objecto e o rumo do barco.

Marear - Caçar ou folgar uma vela ajustando-a à direcção do vento.

Massame - Conjunto de cabos do aparelho do navio.

Mastaréu - Pequeno mastro que se fixa e prolonga noutro mastro ou mastaréu.

Mastreação - Conjunto dos mastros, vergas e paus.

Mastro - O tubo vertical que apoiado nos brandais e estais suporta as velas.

Meia-nau - Mediania da embarcação.

Meio-navio - Região da embarcação a meio do seu comprimento.

Mezena - Vela que enverga no mastro da mezena, o mastro que fica mais à popa.

Moitão - Peça de poleame, de madeira ou metal, na qual está montada uma roda em meia-cana por onde passa o cabo. Roldana.

Molinete - Aparelho de força com manivela para ajudar a caçar cabos.

Mordedor - Aparelho que pode impede um cabo de correr.

Mosquetão - Peça metálica de abertura rápida aplicada nos chicotes dos cabos, para que estes se possam fixar nos punhos das velas.

N

Nadir - Ponto onde a vertical que passa por um lugar na terra encontra a esfera celeste no lado oposto ao zénite.

- Medida de velocidade correspondente a uma milha por hora (1.852 metros/hora).

O

Obras mortas - Parte do casco de uma embarcação que não está submersa.

Obras vivas - Parte submersa do casco de uma embarcação.

Olhal - Pequeno anel de plástico ou metal que por pressão ou cosido proporciona um orifício utilizável na vela.

Orçar - Aproximar a proa do barco da linha do vento (ou para barlavento).

Ovém - cabo que aguenta a mastreação para um e outro bordo. O conjunto de ovéns forma a enxárcia.

P

Patilhão - Acrescento aplicado na quilha para aumentar a estabilidade e a resistência ao abatimento numa embarcação à vela.

Pau de Palanque - Vara onde amura o balão.

Pau de Spi - O mesmo que pau de palanque.

Piano - Aparelho múltiplo que impede um conjunto de cabos de correr.

Poço - O desnível no convés onde habitualmente se comanda o barco. Parte do convés
utilizada pela tripulação para manobrar e conduzir o barco.

Polaca - Vela latina triangular que se enverga à proa em ocasiões de mau tempo.

Poleame - Conjunto de peças destinadas à passagem de cabos.

Pontal - Distância que vai da parte superior da quilha ao convés da embarcação.

Popa - Parte de trás de uma embarcação.

Porta do leme - Parte inferior do leme que trabalha na água.

Proa - Parte da frente de uma embarcação.

Punho da Adriça - Ângulo superior de uma vela formado pela testa e pela veluma da vela.

Punho da Amura - Ângulo anterior de uma vela formado pela testa e pela esteira da vela.

Punho da Boca - Numa vela quadrangular, é o punho superior situado junto ao mastro.

Punho da Escota - Ângulo posterior de uma vela formado pela esteira e pela veluma da vela.

Punho do Gurutil - Nas velas redondas fica nos extremos do gurutil.

Punho da Pena - Nas velas triangulares é o punho pelo qual é içada a vela. Nas quadrangulares é o punho superior e exterior.

Q

Quilha - O apêndice fixo, submerso, que por ser lastrado, não só permite transformar em movimento para a frente as enormes pressões laterais produzidas pelo vento nas velas, como ainda evita que o barco abata (espécie de derrapagem), e ainda fornece a estabilidade para que o barco não revire ou fique demasiado deitado de lado.

R

Rajada - O aumento momentâneo da velocidade do vento.

- Parte de trás de uma embarcação.

Refrega - O mesmo que rajada, mas mais fraca e quase sempre acompanhada por uma alteração na direcção do vento.

Regeira - Cabo de amarração que vindo da proa fixa no cais à ré ou vindo da popa fixa no cais a vante.

Retranca - A verga horizontal que suporta a esteira da vela grande e que permite facilmente a sua mareação. Peça de madeira ou metal que num topo se apoia ao mastro no sentido proa-popa e no outro se fixa o punha da escota da vela.

Rizar - Reduzir o pano das velas.

Rize - Cabo que ajuda a manter o pano reduzido.

Roda de Leme - Aparelho de governar, instalado no poço, que utiliza o leme para alterar o rumo do barco.

S

Sapatilho - Peça para reforçar a alça de um cabo.

Série - Um grupo (flight) de regatas (matches).

Singradura - Caminho percorrido num único rumo.

Sloop - Embarcação de um só mastro e aparelho latino.

Sotavento - Lado para onde sopra o vento. Para longe da direcção do vento.

Spi - Vela de balão (Spinacker).

Spring - Regeira.

Suspender - Levantar a âncora trazendo-a acima.

T

Testa - Lado da frente de uma vela desde o punho da adriça até ao punho da amura.

Traquete - Vela redonda que enverga no mastro de proa.

Través - Cada um dos lados de uma embarcação. Direcção em ângulo recto com a linha longitudinal do barco.

U

Unha - Extremo da pata da âncora.

Unhar – Enterrar no fundo.

V

Valuma - Lado de trás de uma vela desde o punho da adriça até ao punho da escota.

Vante - Zona da frente de uma embarcação.

Vau - Vigas horizontais que assentam no mastro, para bombordo e estibordo para suporte dos brandais.

Vela de Balão - Vela triangular de grande superfície para ventos de popa. Também chamada spinnaker é uma vela especial, com forma e aspecto de paraquedas, normalmente colorida, que se utiliza quando se navega à popa.

Vela de Estai - É a vela de proa mais comum.

Vela de Genoa - É um estai maior que ultrapassa o mastro.

Vela Grande - É a vela mais à popa num barco com um só mastro. Normalmente enverga no mastro pela sua testa e na retranca pela sua esteira. A maior vela de uma embarcação.

Velame - Conjunto de velas.

Verdugo - Régua de madeira ou de outro material em volta do casco para o proteger.

Verga - Peça de madeira ou metal onde é ligada a parte superior da vela.

Vigia - Abertura para dar luz e ar ao interior, que se pode ou não abrir.

X

Y

W

Z

Zona não Véliza - Zona dos rumos possíveis onde um barco à vela não é capaz de velejar. Aproximadamente um ângulo de 90 graus, com a bissectriz indicando a direcção do vento.

 

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