Login |  Promoções | Cadastre-se

Obrigado por sua visita! Seja sempre bem vindo(a)!
Online desde 18/09/2000
Cursos Online de Nautimodelismo - Modelismo Naval R/C
Rebocador Mite Yate Laura B Pesqueiro Artur Lancha Syntetic
Lancha PT-596
Veleiro Bruma Lancha Chris Craft Constellation Empurrador Hulk Veleiro Ncr-65 Lancha Chris Craft Kids Pesqueiro Guaruba Traineira Nauticurso Lancha Planek Rebocador Rodrigo
Mite
Laura B
Artur
AV-SC95
PT-596
Bruma
C. Craft
Hulk
NCR-65
CC Kids
Mares
Guaruba
Traineira
Planek
Rodrigo
Madeiras para modelismo Acessórios/Fittings Kits completos Fiberglass-moldes silicone

Dicas e Truques

O betume no Modelismo

O Betume da Judéia, tanto em cera como líquido, tem uso variado no modelismo. A cor marrom, variando do bege claro ao marrom quase preto, que o betume confere ao plástico é bastante apreciada por imitar perfeitamente madeira, manchas de óleo de motor e realçar a pintura gasta e as divisões de placas de metal.

Aqui estão alguns truques com o betume:

Madeira: O betume é uma excelente maneira de se obter cor de madeira, sem aquela
aparência de marrom artificial. É ideal para pintura de veleiros e tacos de madeira (pisos de camionetes, por exemplo). O truque é simples, o único requisito é que o plástico tenha as ranhuras da madeira, pois o resultado obtido em plástico liso não é tão bom. Caso nao tenha, lixe levemente com lixa grossa, num único sentido, para imitar os veios da madeira. Você pode, ainda, fazer sulcos leves com estilete para imitar a separação entre tábuas, mas faça isso com muito cuidado. Para manter a escala do modelo, estes detalhes devem ser muito pequenos.


1 Pinte a superfície com cor marrom, de tonalidade levemente mais clara que a desejada no final e espere secar. Quebre a cor com uma leve lixada, em um único sentido.

2 Dilua o betume em aguarrás, em uma proporção que pode variar de 1/8 a 1/12, dependendo da cor desejada. O betume diluído deve escorrer facilmente pelo vidro onde se está fazendo a mistura.

3 Com um pincel chato grosso (n°8 a n°12), pinte a superfície no sentido das ranhuras da madeira. O betume diluído entrará pelos sulcos onde ficará mais escuro e mais claro nas partes de cima, onde o pincel alcança. Ao pintar, cuidado para não deixa emendas entre as pinceladas. Se achar que o acabamento está muito escuro, passe o pincel apenas com aguarrás para clarear. Para escurecer, passe o pincel com mais betume.

4 Após seco, o betume fica com um aspecto brilhante, como se fosse um taco encerado. Se você quiser diminuir o brilho, passe após, uma camada de verniz fosco ou acetinado.


Manchas de óleo: outra utilidade do betume é fazer manchas de óleo ou lubrificante. Ideal para ser aplicado em trens de pouso, motores e peças de onde sai óleo com o tempo.

Molhe um pincel redondo fino (n°2 a n°4) no betume, e em seguida na aguarrás - na aguarrás, apenas molhe de leve para não diluir demais. Depois apenas encoste a ponta do pincel nas partes onde o óleo se aculuma. A solução se espalhará por capilaridade - devido à baixa tensão superficial - pelas proximidades do ponto original. Cuidado para não exagerar, o betume deve se acumular somente em uns poucos pontos, não passe por toda a superfície. O aspecto final é um pouco menos evidente após seco.

Placas de Metal: O betume pode ser usado ainda para realçar as placas de metal de aviões. Para isso é necessário que o kit seja em baixo relevo (com sulcos entre as chapas) e que tenha tonalidade clara ou média.

O truque é parecido com o anterior. Molhe um pincel redondo fino (n°2 a n°4) no betume, e em seguida na aguarrás.

Encoste a ponta do pincel nos pontos onde há união de uma placa com outra, onde se formam os cruzamentos dos sulcos. O betume escorrerá por capilaridade por toda a extensão da fenda. Deixe secar por um ou dois minutos e depois limpe o excesso com um
papel higiênico.

.
Estes ítens em DVD não podem faltar em sua coleção, peça já o seu!!

DVD Nautimodelismo + Aeromodelismo BrindeCurso profissional de marcenaria VOL1Curso profissional de marcenaria VOL2combo marcenaria 1 e 2Curso de fiberglass Laminação e MoldesMoldes em siliconeColetânea 1000 planos de aeromodelismo + 1500 planos elétricosColetânea de 180 planos de nautimodelismo ModernoColetânea de 200 planos de nautimodelismo antigosProjetos e manuais para submarinosSupercoletânea Apostilas, Livros e Ebooks voltados so modelismo navalModelismo em Papel Militares 2dvd de bricolagem reforma, eletrica, construção e jardinagem1 DVD e aprox. 2 Giga bytes de arquivos para modelismo em papelTudo sobre AquarísmoModelismo em Papel Militares 1

Informações

Expedição

 


Todos os direitos reservados nauticurso.com 2013
Dúvidas / Esclarecimentos

Fale Conosco