Login |  Promoções | Cadastre-se

Obrigado por sua visita! Seja sempre bem vindo(a)!
Online desde 18/09/2000
Cursos Online de Nautimodelismo - Modelismo Naval R/C
Rebocador Mite Yate Laura B Pesqueiro Artur Lancha Syntetic
Lancha PT-596
Veleiro Bruma Lancha Chris Craft Constellation Empurrador Hulk Veleiro Ncr-65 Lancha Chris Craft Kids Pesqueiro Guaruba Traineira Nauticurso Lancha Planek Rebocador Rodrigo
Mite
Laura B
Artur
AV-SC95
PT-596
Bruma
C. Craft
Hulk
NCR-65
CC Kids
Mares
Guaruba
Traineira
Planek
Rodrigo
Madeiras para modelismo Acessórios/Fittings Kits completos Fiberglass-moldes silicone

A escolha do modelo e do projeto de construção

Este sem dúvidas vem a ser um dos temas mais respondidos por email aos amigos que visitam este o nauticurso.com, motivo pelo qual resolvi abrir este tópico explicativo para tentar orientar os iniciantes nautimodelistas nesta escolha, pois, parece simples, mas iniciar por um projeto não indicado a iniciantes poderá frustrar e desanimar o futuro nautimodelista pela complexidade operacional e limitações impostas na construção. Para o iniciante que não tem aquela bagagem de alguns anos de construção as dificuldades inesperadas o farão largar tudo e até quem sabe desistir do hobbie, e não é isto o que queremos aqui, então aqui vão algumas dicas importantes:

Errar faz parte do aprendizado e não se preocupe se o seu primeiro trabalho ficar meio torto ou com acabamento que não agrada tanto, porém, existe um consolo para isso, todos os grandes construtores tiveram este momento e nas nossas vidas já tivemos várias primeiras experiências então o mais importante é não desistir nunca e logicamente iniciar pelo mais simples dos projetos aplicar a técnica básica de construção em modelismo naval para poder passar a um projeto mais sofisticado e assim gradativamente aumentar a dificuldade e complexidade na construção.

Estudar e perguntar nunca é demais, então antes de iniciar qualquer projeto estude-o por alguns dias, olhe cada parte do desenho e procure construir aquela parte mentalmente, imagine cada processo e cada atitude que tomará, aquela pergunta interna tem de ser feita: " por onde começo este peça ", com certeza em alguns minutos analisando você conseguirá mentalizar 2 ou 3 formas de produzir a peça analizada e se a duvida persistir pocure convrsar com nautimodelistas esperientes, entre em foruns, exponha seu trabalho, uma enchurrada de respostas vão aparecer e com certeza você vai abrir novos horizontes em sua construção.

Para o primeiro trabalho de preferência para projetos que tenham linhas retas, ou seja casco composto por paineis planos, onde uma única placa ou chapa forre boa parte do casco, isto pode parecer estranho, mas vai te dar a experiência inicial de entender o dimencionamento da madeira (ou outro material) produzir os encaixes precisos sem muita dificuldade. Indico aqui inicialmente o que não é regra, mas já que estou tentando explicar o primeiro passo vou usar como exemplo 4 modelos disponíveis aqui no nauticurso.com, mas esteja você leitor livre para procurar algum modelo diferente destes que venha a lhe agradar mais.


Lancha Planek

Traineira nauticurso

Lancha Syntetic

Fragatinha M-477

Um fator importantissimo a ser considerado são as medidas do nautimodelo que você vai construir, pois, há de se considerar alguns ítens e eu aqui não quero influenciar ninguém, a decidir sore um ou outro, apenas elucidar ao fato da dimensão relacionada a logistica envolvida. Cabe ao nautimodelista leitor decidir sobre o que melhor convém a suas possibilidades:

1- Onde vou construí-lo? Eu tenho espaço em casa ou na oficina de trabalho para qual tamanho de construção?

2- Onde vou guardar em casa ou na oficina de trabalho o meu nautimodelo pronto, qual espaço disponho?

3 - Como vou transportar meu nautimodelo até o local apropriado para a pratica do hobbie?

As 3 perguntas acima você deve fazer a si msmo antes de iniciar o trabalho, porque um nautimodeloo muito pequeno (menor do que 50 cm será meio que problematico, porque encontrará sérias dificuldades em instalação de baterias, motores, e toda a mecânica, sem falar que podemos reduzir a escala do modelo, mas nunca podemos reduzir a escala da água ou do vento, e o barquinho vai ter de superar isso tudo, com certeza será um sofrimento enorme para o pequeno barco num dia de vento e água agitada, um verdadeiro maremoto se compararmos a escala. Já falamos dos pequenos agora vamos aos grandões!!.

Pense em um nautimodelo com 1 metro, tranquilo né da pra levar facil no carro, guardar em casa numa estante etc, agora pense num nautimodelo com 2 metros? pensou? e agora um com 3 metros? uma maravilha não é? Realmente eu também acho lindo, os grandes nautimodelos são maravilhosos pela sua imponência e a maior facilidade em reproduzir os detalhes porém, temos de pensar na logistica envolvida.

O espaço da construção em casa ou na oficina!! onde vou guardar o enorme brinquedo? e na hora de transportá-lo ao local de navegação, tenho como fazer isso? Lembre-se que o custo da construção e tamanho caminham juntos. Se a resposta for sim ótimo seja bem vindo ao mundo dos big nautimodelos, agora se a resposta for não melhor você pensar bem nas dimensões do seu futuro brinquedo.

Vamos então a escolha do projeto.

Existem vários tipos de nautimodelos, muitos deles não seguem nenhuma regra e são criados ao gosto do construtor, são estes os considerados livres.

Temos também os semi-escala, aqueles onde vc segue um projeto de construção e as dimensões de escala são próximas do real mas não são precisas, ou seja, o modelo se aprece com o real mas não é uma reprodução fiel (em escala reduzida).

Temos os modelos a escala , estes sim são réplicas fieis seguindo a escala perfeita, são trabalhos apenas para os grandes mestres modelistas e envolvem maquinario especializado tornando o modelo uma verdadeira obra de arte chegando a valer milhares de reais. Não é este o nosso caso certamente.

EU GOSTO MUITO DESTA FRASE: " se ele pode eu também posso "

TODOS NÓS TEMOS A MESMA CAPACIDADE DE REALIZAÇÃO, O QUE DIFERE UNS DOS OUTROS É O DESEJO DE REALIZAR, UNS MAIS OUTROS MENOS, MOTIVO PELO QUAL ALGUNS VÃO MUITO ALÉM E OUTROS NÃO, O DESEJO DE FAZER É QUE IMPULSIONA ISSO TUDO.

Então meu caro leitor, se você chegou até este ponto da leitura é porque você realmente tem o desejo de fazer algo diferente, os próximos parágrafos vão te mostrar o quanto é simples construir você mesmo seu nautimodelo.

O Projeto de cosntrução para um nautimodelo pode ser um projeto desenvolvido para este fim ou mesmo um projeto de uma embarcação real em escala natural e deve ter basicamente as seguintes condições:

Plano de linhas do cavername de proa a popa.

 

plano de vista lateral

   

plano de vista superior

   

 

Plano da casaria ou casaril (casa da embarcação, abrigo, cabine)

 

Estes ítens em DVD não podem faltar em sua coleção, peça já o seu!!

DVD Nautimodelismo + Aeromodelismo BrindeCurso profissional de marcenaria VOL1Curso profissional de marcenaria VOL2combo marcenaria 1 e 2Curso de fiberglass Laminação e MoldesMoldes em siliconeColetânea 1000 planos de aeromodelismo + 1500 planos elétricosColetânea de 180 planos de nautimodelismo ModernoColetânea de 200 planos de nautimodelismo antigosProjetos e manuais para submarinosSupercoletânea Apostilas, Livros e Ebooks voltados so modelismo navalModelismo em Papel Militares 2dvd de bricolagem reforma, eletrica, construção e jardinagem1 DVD e aprox. 2 Giga bytes de arquivos para modelismo em papelTudo sobre AquarísmoModelismo em Papel Militares 1

Informações

Expedição

 


Todos os direitos reservados nauticurso.com 2013
Dúvidas / Esclarecimentos

Fale Conosco